Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
Primeiramente (antes de falarmos de igreja local), devemos afirmar que: este PodCast não se responsabiliza pela opinião dos participantes ou convidados sobre o uso de bermudas, sendo esta opinião de foro individual e não possui unanimidade. Estando isto claro, sigamos, pois, ao episódio!
A Igreja Local é um mal necessário? Pergunta capciosa, sei. Mas, tivemos que lidar com ela. Aliás, temos que lidar com essa pergunta todos os dias. Algumas vezes quando encontramos alguém que acredita que a igreja só serve para roubar o dízimo e não pagar imposto. Outras, quando nós mesmos nos cansamos dos problemas que encontramos por lá. Como já vimos (aqui e aqui) , a Igreja é uma criação divina. Mas, a institucionalização desta, também é?
Um pouquinho de Bíblia…
Da comunidade dos que creram o coração era um, e a alma, uma, e nenhum deles dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas tudo entre eles era comum. Com grande poder, os apóstolos davam o seu testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e depositavam-no aos pés dos apóstolos; e repartia-se a cada um conforme a sua necessidade.
José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé (que quer dizer filho de exortação), levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendeu-o, trouxe o preço e depositou-o aos pés dos apóstolos.Atos 4.32-37
Para entendermos e falarmos de igreja local, primeiro temos que entender que não é apenas no mundo que ela faz diferença, mas também entre seus membros. Em vários momentos vemos as igrejas prestando socorro umas as outras e aos próprios membros. A própria noção de unidade vai além do simples companheirismo, mas envolve também o auxílio, tanto espiritual, como já vimos, mas também social (como em breve veremos).
…e mais um pouco…
Nesses dias, porém, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles eram esquecidas na distribuição diária. Os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é justo que nós abandonemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos desse serviço; e nós atenderemos, de contínuo, à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; eles escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia e apresentaram-nos perante os apóstolos; e estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.
Atos 6.1-6
E, então, vamos na própria Bíblia o início da institucionalização. Por mandamento de Jesus? Não. Mas, teriam também os apóstolos autoridade? Claro que não encontramos um modelo pronto de como a instituição igreja de funcionar, contudo, vemos claramente no Novo Testamento, tanto em Atos como nas cartas de Paulo, esse movimento de institucionalização.
…e, por fim!
Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação que houve por causa de Estêvão passaram até Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Mas alguns deles, que eram de Chipre e de Cirene, quando foram a Antioquia, falavam também aos gregos, pregando-lhes o Senhor Jesus. A mão do Senhor era com eles, e um grande número dos que creram converteu-se ao Senhor.A igreja em Jerusalém, tendo notícia disso, enviou Barnabé a Antioquia; o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortava a todos a perseverar no Senhor com firmeza de coração; porque era homem bom e cheio do Espírito Santo e de fé. Muita gente uniu-se ao Senhor. Barnabé partiu para Tarso em busca de Saulo; e, tendo-o achado, levou-o a Antioquia. Durante um ano inteiro, reuniram-se com a igreja e instruíram muita gente; e, em Antioquia, os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.
Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém a Antioquia; e, levantando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender pelo Espírito que haveria uma grande fome por todo o mundo; e ela sucedeu no reinado de Cláudio. Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judeia; o que fizeram, enviando-o aos presbíteros por mão de Barnabé e de Saulo.
Atos 11.19-30
Por fim, vemos como a igreja, conforme se institucionalizava, acabava por adquirir características próprias, marcadas por semelhanças e diferenças. Assim, precisavam então aprender a lidar com tal fato. Da mesma forma, nós, hoje, precisamos aprender a lidar com as semelhanças e diferenças entre denominações. Curioso sobre todas estas questões? Então, confere nosso episódio!
Nesse episódio:
- A igreja é um mal necessário?
- Como a instituição igreja funciona para os membros?
- De que forma a institucionalização ajuda e de que forma atrapalha no Reino de Deus?
- Como as igrejas, tanto que pensam semelhante como as que pensam diferente devem se relacionar entre si?
- De quais formas a igreja local trabalha para o crescimento do Evangelho, tanto em qualidade como em quantidade?
Um recado importante sobre compartilhamentos e redes sociais!
Como sempre, venho vos pedir que compartilhe, divulgue, comente, siga, ative sininho, dê um RT e tudo mais. Mas, venho também fazer um comunicado: Caso queiram entrar em contato conosco por nossas redes sociais, podem usar o nosso instaram, que o Victor Medeiros (vulgo: Eu) irá responder suas mensagens. Isto porque o Caio Rios, que era responsável pelo twitter estará ausente da ferramenta por motivos nobres! E o Lucas Soares estará em um período sabático (então, sem facebook). Teremos postagens nessas redes sociais, mas, sem ninguém para responder mensagens e interagir de forma mais direta. Então, se acanhe não, pode falar comigo no insta, que eu te responderei!
Links citados:
Matérias da Rede Globo sobre Igrejas Evangélicas: Parte 1, 2, 3 e 4
Movimentos para-eclesiásticos citados:
Músicas Utilizadas:
Lee Rosevere – Music For Podcasts, Going Home, – Licensa CC BY 4.0
Purple Planet Music, Disponíveis – Licensa CC BY 3.0
Jahzzar – Licensa CC BY-SA 4.0
Stephan Siebert – Echoes – Licença: CC BY-NC-ND
Revolution Void – Ventus Solaris – Licença: CC BY-NC 3.0
NorthBound – Foward – Licença: CC BY-NC-ND 3.0
Manuele Atzeni – NeVe – Licença: CC BY-NC-SA 3.0